Cinco ótimas maneiras de o web design responsivo beneficiar seu SEO

Jos Davies, um especialista em SEO da UENI, revela as cinco principais maneiras de complementar os esforços de SEO com um web design responsivo para melhorar o desempenho dos sites no SERP do Google.

Resumo de 30 segundos:

  • Pandemia de COVID-19 enfatizando a praticidade da Internet móvel para tarefas diárias gerais.
  • A navegação na web móvel disparou alimentada pela intenção de compra do consumidor.
  • Metade da população mundial navegando na Internet em um dispositivo móvel, com 61 milhões de usuários de Internet móvel no Reino Unido em 2021.
  • Os webmasters do Google anunciam o lançamento do primeiro índice para celular em março de 2021, com um efeito indireto em sites somente para desktop e m-dot.
  • Davies, um especialista em SEO da UENI, revela as cinco principais maneiras de complementar os esforços de SEO com web design responsivo para melhorar o desempenho dos sites no SERP do Google.

Com a acessibilidade e usabilidade da internet móvel crescendo a cada ano, é inegável que os sites devem atender às expectativas dos usuários por uma experiência tranquila e relevante. Além disso, 2020 gerou percepções valiosas sobre a relevância dos dispositivos móveis para a vida das pessoas. Ainda está questionando a importância do web design responsivo para o SEO do seu site? Para enfraquecer o ceticismo, Jos Davies, um especialista em SEO da UENI, revela as cinco principais maneiras de complementar os esforços de SEO com um web design responsivo para melhorar o desempenho dos sites no SERP do Google.

1. Usabilidade do site

Os visitantes móveis são geralmente impacientes, ansiando por soluções imediatas para suas necessidades – o que não quer dizer que os visitantes de desktop gostem de perder tempo! O Google endossa isso dizendo que 53% dos usuários móveis irão saltar de uma página que não está carregando em menos de três segundos.

Web design responsivo beneficia seu SEO - usabilidade do site

Fonte: ThinkwithGoogle

Em um mercado altamente competitivo, os sites de carregamento rápido conseguem se manter competitivos, enquanto os demais estão sujeitos a oscilações e inconsistências de tráfego devido à queda no ranking.

O design responsivo da Web ajuda a otimizar sites para pesquisa móvel , melhorando a funcionalidade do seu site, e o design dimensionando o conteúdo para os dispositivos dos usuários, proporcionando assim uma experiência de usuário consistente em todos os dispositivos.

Como o Google visa fornecer aos usuários os resultados mais relevantes, ele favorecerá e promoverá os sites que estão proporcionando uma boa experiência ao usuário por todos os meios: conteúdo, design e funcionalidade em todos os dispositivos.

Nem é preciso dizer que a queda no tráfego prejudica as vendas. Além disso, um site que não responde em dispositivos móveis está perdendo oportunidades valiosas para atrair clientes e convertê-los.

2. Carregamento mais rápido da página da web

Começando com o Google Speed ​​Update, em 2018, o Google usa a velocidade do site móvel como um fator de classificação na pesquisa móvel.

As atualizações do Google estão alinhadas ao comportamento do usuário : um aumento no uso de dispositivos móveis significa uma mudança de paradigma em como os bots do Google rastreiam, indexam e exibem resultados em SERP para satisfazer as necessidades e expectativas das pessoas, promovendo a satisfação do cliente.

Web design responsivo beneficia seu SEO - Fatores de classificação do Google que consideram o carregamento rápido da página

Em um mundo centrado em dispositivos móveis, ter um design responsivo para dispositivos móveis é uma parte fundamental de uma estratégia de SEO de sucesso. O design responsivo da Web o ajudará a repensar o layout e o conteúdo do seu site para oferecer uma experiência de usuário tranquila, desde desktop a laptop, tablet e smartphone, sem inconsistências.

Caso contrário, seus esforços de SEO seriam comprometidos e uma queda no tráfego é previsível, sem dúvida, com suas versões de site somente para desktop e m-dot sendo removidas do índice do Google até março de 2021.

3. Baixa taxa de rejeição

A taxa de rejeição reflete a porcentagem de usuários que acessam uma página e decidem sair antes de continuar a jornada pelo site. O Google leva isso em consideração para ponderar a relevância de uma página da web para uma determinada consulta de pesquisa.

Uma alta taxa de rejeição irá gerar uma queda na classificação, refletindo um conteúdo pequeno ou irrelevante, ou um site mal projetado, apenas olhando para a interação do usuário.

Web design responsivo beneficia seu SEO - Taxa de rejeição reduzida

Fonte: ThinkwithGoogle

Ainda é seguro dizer que o conteúdo é rei, mas mantendo a velocidade com os insights de tecnologia mais recentes, o conteúdo só permanecerá rei se for devidamente otimizado para todos os dispositivos.

Um bom conteúdo só pode fazer muito, se não for apoiado por um design atraente. O design responsivo da Web faz exatamente isso ajustando o layout da página, exibindo o mesmo conteúdo, em qualquer dispositivo.

4. Maior compartilhamento social

A mídia social não é um fator de classificação, mas isso não a torna menos importante quando se trata de sua estratégia de marketing geral. Ele com certeza desempenha um papel fundamental em uma campanha de SEO, complementando-se e ajudando você a alavancar o tráfego do site.

O design da Web responsivo torna o compartilhamento de conteúdo acessível em todas as plataformas sociais, expandindo seu público.

Quão? Tornando mais fácil para os visitantes do site o acesso ao mesmo conteúdo em desktops e dispositivos móveis, compartilhe-o com seus colegas e em seus perfis de mídia social. Isso revela grandes oportunidades para alcançar um público mais amplo.

Web design responsivo beneficia seu SEO - aumenta o compartilhamento social

Fonte: GlobalWebIndex

Mais tráfego significa mais chances de conversão de seus visitantes. Agora, mais do que nunca, o web design responsivo é a base que possibilita a você aumentar suas vendas. E se um usuário de desktop compartilhar um link com um usuário móvel e o site não responder? Ou imagine seus visitantes lutando para encontrar o botão de compartilhamento e simplesmente desistindo. Isso rouba a oportunidade de expandir seu mercado consumidor potencial e obter mais tráfego.

5. Nenhum conteúdo duplicado

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, a maioria dos sites construiu uma versão móvel separada, mas essa abordagem costuma levantar problemas de conteúdo duplicado. Por quê? Se um conteúdo muito semelhante aparecer em mais de um URL, é provável que você tenha problemas de conteúdo duplicado.

Menor conteúdo duplicado

Fonte: Statcounter

Devido à natureza duplicada do conteúdo, os bots do Google não podem dizer qual versão deve ser indexada, nem se uma versão deve absorver todas as métricas do link ou se devem ser mantidas separadas. Além disso, qual versão deve ser classificada para uma determinada consulta de pesquisa? Embora as chances de você obter uma penalidade no Google sejam baixas, isso não significa que sua classificação não será afetada.

A instalação de um web design responsivo ajudará a resolver seus problemas de conteúdo duplicado devido ao uso de uma URL em todos os dispositivos e à adaptação do layout e conteúdo para caber em qualquer tamanho de tela, oferecendo uma experiência de usuário consistente e agradável.

Qual é a lição?

O Google diz que os webmasters sim! Se o Google anunciar uma mudança de algoritmo, nós o seguimos. E o Google recomenda web design responsivo para uma transição suave para o índice mobile-first, com uma série de benefícios refletidos no desempenho geral de SEO do seu site.

Deixe um comentário